Na Trilha da História: Rainha Vitória, a monarca que permaneceu no trono do Reino Unido por 63 anos

05:45 Educação, Programetes 23/01/2019 - 18h44 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Hoje nós vamos conversar sobre a Rainha Vitória, que permaneceu no trono do Reino Unido entre 1837 até sua morte em 1901. É uma história de amor, mas com muitas implicações políticas.

 

Nosso entrevistado é Renato Drummond Neto, autor do livro e do site Rainhas Trágicas. Renato começa nosso papo contando que Vitória tornou-se rainha do Reino Unido em 1837. A inglesa de 18 anos pôde, enfim, libertar-se do controle excessivo da mãe, que não a deixava nem descer as escadas sozinha. Enquanto princesa, por exemplo, a menina sempre devia estar de mãos dadas com um adulto ao descer os degraus.

 

Pouco tempo depois da coroação, a rainha Vitória casou-se com o primo Albert de Saxe-Coburgo e viveu, de fato, uma história de amor. Isso não impediu, no entanto, que o casal real enfrentasse muitas dificuldades especialmente no início do casamento.

 

Vitória teve dificuldades em encontrar o equilíbrio entre o papel de rainha e mãe. As numerosas gestações incomodaram a soberana inglesa.

 

Ao todo, teve nove filhos com Albert e ficou conhecida como “avó” da Europa, já que seus descendentes se espalharam por meio de casamentos entre muitas casas reais europeias. Um fato curioso é que o kaiser Guilherme II, da Alemanha, e o rei Jorge V, do Reino Unido, ambos netos da Rainha Vitória, eram rivais na primeira guerra mundial.

 

O reinado de Vitória foi o segundo mais longo do Reino Unido. Ficou 63 anos no poder, perdendo apenas para a atual rainha Elizabeth II. Morreu em janeiro de 1901, aos 81 anos, e o período em que esteve à frente do Reino Unido ficou conhecido como Era Vitoriana.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Renato Drummond Neto, músicas que têm tudo a ver com a rainha Vitória. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique