Na Trilha da História: Voto Feminino no Brasil, um direito que só foi conquistado em 1932

04:39 Educação, Programetes 25/03/2019 - 15h20 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História!

 

Hoje, nosso tema é o voto feminino, uma conquista que permitiu que a mulher brasileira participasse do debate político e pudesse lutar ativamente pela conquista de direitos. Nossa entrevistada é a historiadora Teresa Cristina Marques, professora do Departamento de História da UnB e autora do livro “O Voto feminino no Brasil”. Teresa nos conta que essa luta foi longa e repleta de frustrações.

 

Durante a Primeira República, período que vai de 1889 a 1930, movimentos feministas tentaram sensibilizar políticos para aprovar o sufrágio feminino.

 

O voto feminino não era proibido às mulheres de forma explícita na constituição e nas leis eleitorais. Os textos diziam apenas que esse era um direito dos cidadãos brasileiros. Mas a palavra “cidadão” não poderiam abarcar homens e mulheres?

 

Apesar das constantes derrotas, o movimento sufragista persistia tendo à frente nomes como Leolinda de Figueiredo Daltro, uma das fundadoras do Partido Republicano Feminino, criado em 1910, e Bertha Lutz, uma das criadoras da Federação Brasileira pelo progresso feminino. Mas as mulheres só conquistariam o direito de votar e de serem votadas na década de 30, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Em fevereiro de 1932, o novo código eleitoral garantiu a elas o direito de ir às urnas.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na integram com a historiadora Teresa Cristina Marques, músicas que tem tudo a ver com o voto feminino. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique