Na Trilha da História: Baterista e pesquisador João Barone fala sobre o Brasil na Segunda Guerra

06:35 Educação, Programetes 13/05/2019 - 12h00 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Este é o segundo episódio sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Hoje, nosso convidado é o músico, escritor e pesquisador sobre a Segunda Guerra João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, filho de ex-combatente e autor do livro "1942: O Brasil e sua Guerra quase desconhecida", relançado pela Editora Harper Collins Brasil. Ele nos conta que enquanto a Segunda Guerra Mundial explodia na Europa, o presidente Getúlio Vargas tentava se equilibrar entre os interesses dos Estados Unidos e da Alemanha. O Brasil tinha negócios com os dois países e os norte-americanos entraram oficialmente no conflito em 1941, integrando a força aliada formada pela Inglaterra e União Soviética.


Apesar de ser o ditador do Estado Novo instituído no Brasil em 1937, Getúlio optou pela aliança com os Estados Unidos contra os regimes totalitários da Itália, da Alemanha e do Japão.


Em 1944, soldados brasileiros começaram a ser enviados para o combate na Itália.

 

O feito mais conhecido dos pracinhas foi a conquista do Monte Castello, em 21 de fevereiro de 1945. Depois de quatro tentativas fracassadas, o esforço coordenado entre exército e aeronáutica contra os alemães resultou na tomada do monte.


Os brasileiros ainda são responsáveis pela conquista de várias outras localidades, como Montese e La Serra. As operações do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, conhecido como “Senta a Pua!”, também foram consideradas bem-sucedidas.


No total, 25 mil brasileiros foram enviados à guerra e 475 morreram nos combates na Itália.


Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o baterista dos Paralamas do Sucesso e pesquisador sobre a Segunda Guerra, João Barone, músicas que tem tudo a ver com tema! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser mandar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até a semana que vem, pessoal! Tchau, Tchau!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique