Inscrições do Encceja começam nesta segunda-feira e vão até 31 de maio

01:57 Educação, Notícias 20/05/2019 - 12h02 Brasília Embed

Yara Aquino, da Agência Brasil

Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. É o Encceja, que está com as inscrições abertas até o dia 31 de maio.

 

A inscrição é de graça e deve ser feita pela internet. 

 

Os interessados no certificado de ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova.  Já para o certificado de ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

 

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios.

 

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.


Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Quem atingir nota mínima em até três provas terá direito à declaração parcial de proficiência.

 

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras.

 

Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novamente o laudo durante a inscrição. Participantes surdos, com deficiência auditiva e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.


E uma dica para quem vai fazer a prova: o Inep, instituto responsável pelo exame, disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

 

O endereço para a inscrição ou para ter acesso ao material de estudo é o portal.inep.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique