Na Trilha da História: Conheça a trajetória de importantes mulheres brasileiras

04:05 Educação, Programetes 24/06/2019 - 15h14 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar um pouco sobre a trajetória de algumas mulheres brasileiras. Nossas protagonistas desafiaram a sociedade patriarcal, conquistaram grandes feitos, mas, por pouco, não foram completamente apagadas da história. Nosso entrevistado é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro “Mulheres do Brasil – a História não contada”, lançado pela editora Leya. Paulo nos lembra a história de duas baianas que lutaram em 1823 pela independência do Brasil. A primeira delas é Maria Quitéria.

 

(Paulo Rezzutti)

 

Maria Quitéria cortou o cabelo, vestiu-se como homem e apresentou-se como “soldado Medeiros”.

 

(Paulo Rezzutti)

 

Ao fim da guerra, Maria Quitéria foi condecorada pelo Imperador Dom Pedro I.

 

(Paulo Rezzutti)

 

Outra baiana que combateu na guerra contra Portugal foi Maria Felipa. Ela juntou um grupo de mulheres para seduzir soldados portugueses para depois lutar com eles.

 

(Paulo Rezzutti)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. No episódio completo, de 55 minutos, Paulo Rezzutti nos fala sobre outras mulheres com trajetórias inspiradoras. Ah, e nossa trilha sonora é proporcionada pela rainha do Rock, a Rita Lee! Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique