Campanha Bicicleta Segura chama atenção para a prevenção de acidentes

02:53 Educação, Notícias 19/08/2019 - 17h39 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia promove até o fim deste mês a Campanha Bicicleta Segura. A iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (19), quando se comemora o Dia do Ciclista. Para evitar que fraturas e outras lesões aconteçam, a entidade recomenda que os ciclistas se protejam e andem em bicicletas adequadas ao tipo de solo em que for pedalar. 

 

Segundo a instituição, no ano passado, cerca de 12 mil brasileiros foram internados por envolvimento em acidentes com bicicleta, gerando custo superior a 14 milhões de reais ao Sistema Único de Saúde. As principais causas de acidentes são embriaguez de motoristas, desrespeito às leis de trânsito e bicicletas no mesmo espaço que outros veículos.

 

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Moisés Cohen, lembrou que a prática do ciclismo aumentou muito nas grandes cidades, motivada pelo baixo custo, rapidez, saúde e preocupação ambiental. Ele alerta sobre a importância da integração e do respeito mútuo entre ciclistas e motoristas.

 

A iniciativa será direcionada também para os motoristas porque os acidentes graves nas cidades são principalmente causados por condutores de veículos, geralmente à noite, vitimando em especial ciclistas que pedalam em grupo.

 

O objetivo é estimular a população a agir com cidadania e segurança. Entre as recomendações aos ciclistas estão o respeito às leis de trânsito; o uso das ciclovias; o cuidado ao passar por carros estacionados; a circulação sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos.

 

Outras dicas são usar sempre capacete, luvas e óculos, iluminação branca na frente e vermelha atrás, andar em uma velocidade compatível à via, não ultrapassar o sinal vermelho, usar calçados fechados para pedalar e seguir a orientação ergonômica para evitar possíveis problemas no joelho.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique