Fórum de Educação da Bienal do Livro do Rio vai exaltar papel do professor na formação de leitores

03:01 Educação, Notícias 24/08/2019 - 09h59 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

O terceiro Fórum de Educação da nona edição da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, que começa no próximo dia 30, promete programação especial para os professores.

 

O fórum quer retribuir o papel fundamental desses profissionais na formação de leitores, que são a razão da existência de um dos maiores eventos literários do país.

 

Com o tema Comunicando Saberes, a terceira edição aborda o desafio que editores e professores partilham: a disputa da atenção dos leitores com as novas tecnologias, as chamadas multiplataformas, como conta a curadora do Fórum, Martha Ribas.

 

Ela, no entanto, afirma que as novas plataformas não podem ser consideradas inimigas na formação dos novos leitores.

 

O fórum traz para a programação nomes ligados a tradição e a inovação para construir um repertório múltiplo.

 

Em destaque, dois convidados internacionais, o monge escritor coreano Haemin Sunim, autor do livro “As coisas que você só vê quando desacelera”, e o professor português José Pacheco, considerado um dos grandes nomes mundiais da educação.

 

A escritora Ana Maria Machado, uma das homenageadas da Bienal, conversa com os educadores sobre seus 50 anos de carreira.

 

Carolina Sanches, jornalista e pedagoga, especialista em Mídia e Educação, vai apresentar o conceito de “Leituras Elásticas”.

 

O ex-judoca Flávio Canto, presidente do Instituto Reação, vai abordar o desenvolvimento educacional e a inclusão social por meio do esporte.

 

O Fórum de Educação acontece nos dias 2 e 3 de setembro. Professores, bibliotecários e profissionais do livro têm entrada gratuita na Bienal, mas precisam se inscrever previamente no site para participar do fórum.

 

A expectativa da organização é receber cerca de 2 mil profissionais nos dois dias do evento. Já a Bienal, que acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, pretende ultrapassar a marca de 600 mil pessoas da última edição.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique