Na Trilha da História: Cravista resume 500 anos de música brasileira

04:28 Educação, Programetes 14/08/2019 - 05h37 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre os 500 anos de música brasileira, dando especial enfoque para a música clássica e o encontro entre essa música de concerto e a canção popular! Nossa entrevistada é a pesquisadora Rosana Lanzelotte, criadora e diretora do Instituto Música Brasilis. Ela nos conta que poucos são os vestígios da música praticada no Brasil no início da nossa história.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Já nos séculos 17 e 18, época do ciclo do ouro em Minas Gerais, a atividade musical se intensificou.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Com a transferência da família real para o Rio de Janeiro, em 1808, o cenário musical ganhou novo impulso.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Ao longo do século 19, teatros são inaugurados e, nas ruas, a música popular florescia.

 

(Rosana Lanzelotte)

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem uma hora e traz, além da entrevista completa com a cravista Rosana Lanzelotte, músicas que contam a história dos cinco séculos de Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique