Quatro universidades entram na lista de instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem

02:06 Educação, Notícias 16/08/2019 - 21h09 Brasília Embed

Kariane Costa

O número de universidades em Portugal que passam a aceitar a nota do Enem como uma forma de ingresso subiu.

 

De acordo com o Ministério da Educação, mais quatro universidades portuguesas entram na lista. O Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Autônoma de Lisboa, o Instituto Politécnico da Lusofonia e a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Hoje, 41 universidades portuguesas já aceitam o Enem, e o acordo com a Universidade de Coimbra e a Universidade do Algarve foram renovados.

 

O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro, adiantou que há tratativas com representantes da Espanha e da França, para que também façam parcerias com o governo brasileiro. No entanto, ele afirmou que as conversas ainda estão em estágio inicial.

 

“Nós já começamos a conversar com o embaixador espanhol, e acreditamos que vai ser possível. Só que isso é um processo que ainda demora um pouco, não é imediato”.

 

O presidente do Inep lembra que não basta apenas a nota do Enem para ingressar em uma universidade portuguesa, já que cada centro de ensino tem seu próprio critério de admissão.

 

Sobre o Enem deste ano, Alexandre Ribeiro afirmou que a elaboração das provas está ocorrendo dentro do cronograma.

 

E os novos convênios já valem para aqueles estudantes que fizeram as provas do Enem no ano passado. As opções para estudar em Portugal estão abertas para começar ainda em 2019.

 

Mais informações sobre quais universidades públicas e institutos privados brasileiros e do exterior que aceitam a nota do Enem, basta acessar o site: portal.inep.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique