Alunos e diretores de escolas públicas são premiados pelo MEC

02:29 Educação, Notícias 05/09/2019 - 11h08 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Sessenta alunos, do 5º ao 9º ano, e 20 diretores de escolas públicas receberam nessa quarta-feira (4) o prêmio “Destaque da Educação Fundamental”. Eles fazem parte das escolas com melhor desempenho no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2017.

 

Na cerimônia de premiação, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o governo federal já enviou ao Congresso Nacional uma proposta que pode aumentar em 50% o repasse para o Ensino Fundamental, via Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

 

Lúcia Souza, professora na cidade de Santa Bárbara, em Minas Gerais, foi uma das premiadas pelo desempenho da escola que dirige. Ela conta que o trabalho é baseado no acompanhamento contínuo dos alunos e incentivos para elevar a autoestima.

 

O Ideb foi criado em 2007 pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ele busca medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

 

O cálculo, feito a cada dois anos, leva em conta a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Em 2017, a média nacional foi de 4,7 pontos.

 

A meta para 2022 é alcançar 6 pontos, o que corresponde à média do sistema educacional dos países considerados desenvolvidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique