Enem 2019: 50 mil inscritos terão atendimento especial nos dias de provas

01:49 Educação, Notícias 05/09/2019 - 10h16 Brasília Embed

Dayana Vítor

Faltam menos dois meses para as provas do Enem que serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro; e 50 mil inscritos terão atendimento especializado para fazer os testes.


Serão 15 recursos diferentes para pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.


Entre os meios oferecidos pelo Inep – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo Enem, estão apoio para pernas e pés; mesa para usuários de cadeiras de rodas; salas de fácil acesso; e prova em braile ou com letras superampliadas.


Alguns participantes, que solicitaram atendimento especial, poderão levar, nos dias das provas, máquina para a escrita em braile, lupa, luminária e outros.


Desde 2017, existe a possibilidade da videoprova traduzida em libras. Essa modalidade permite que o participante faça a prova em notebook.

 

No computador, ele assiste vídeos com questões e opções das respostas traduzidas em libras. Quem faz a videoprova conta com 120 minutos adicionais para cada dia do exame.


Pessoas que estão internadas, gestantes, lactantes, idosos e outros inscritos terão assistência diferenciada.


Mais de cinco milhões de pessoas se inscreveram no Enem deste ano.

 

No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

 

No dia 10, será a vez de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique