Aluno indígena de Roraima está na semifinal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

02:16 Educação, Notícias 08/10/2019 - 16h39 Brasília Embed

Renata Martins

“Sou do estado de Roraima, sou do povo Wapichana. Vou declamar o meu poema ‘Serra do Truarú’:


Minha terra preferida
Muito linda de se ver
Nela temos gente querida
E história pra escrever
Sobre essa comunidade
Que escolhi para viver
Tenho muita liberdade
De ver a natureza florescer”

 

O menino wapichana Marcel Aleixo da Silva tem 10 anos. Foi com o poema “Serra do Truarú” - nome da comunidade em que vive e estuda - que ele se classificou para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

 

Marcel representará Roraima na etapa regional que ocorre no fim deste mês em São Paulo com todos os finalistas do Norte do Brasil.

 

Para uma equipe da prefeitura de Boa Vista, Marcel contou que nem imaginava que chegaria tão longe. “A minha comunidade me inspirou”, disse o menino.

 

Aluno da 5ª série da escola municipal Francisca Gomes da Silva, área rural de Boa Vista, ele fará a viagem na companhia da sua professora de português, Josane Chagas. Ela conta como foi esse processo de participação na Olimpíada - que ela chama de um desafio gratificante.

 

“Nós temos que ensinar a criança a pensar, a desenvolver, a criar, valorizar o que ele tem de melhor. Ele me surpreendeu bastante. A cada dia que ele chegava, apresentava uma versão, e eu só aperfeiçoava o que precisava. Porque nós professores somos só os mediadores do conhecimento, o aluno quem cria, que é o protagonista de sua própria história”.

 

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais regionais em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique