Complexo da Maré enfrenta sérios desafios na Educação

Favelas

Publicado em 08/10/2019 - 17:36 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A grande maioria dos municípios brasileiros tem menos moradores do que a Maré, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, chamado de complexo, porque agrega 16 localidades diferentes.

 

De acordo com o censo elaborado pela Ong Redes da Maré, esses quase 140 mil habitantes encaram desafios maiores do que a média da população da megalópole que os rodeia. O principal deles está na área da educação.

 

O levantamento divulgado nesta terça-feira aponta que menos de 38% da população do bairro concluiu o ensino fundamental e a porcentagem vai caindo drasticamente conforme o nível educacional aumenta, chegando a apenas a um por cento no ensino superior e a 0,03% na pós-graduação.

 

O coordenador do Núcleo de Pesquisas e Monitoramento de Projetos da Ong, Dalcio Marinho Gonçalves, ressalta que é preciso investir na educação de jovens e adultos. E não somente garantindo o acesso, mas também a permanência.


 
De acordo com o censo, mais de 22% dos moradores que chegaram ao ensino médio acabaram evadindo, o que se relaciona com o número de escolas públicas do bairro. São 19 unidades que atendem até o 4° ano do ensino fundamental, mas apenas cinco, para estudantes do sexto ao nono e três de ensino médio.

 

Quase 90% dos estudantes depende da rede pública. De acordo com Gonçalves, a falta de perspectiva de avanço nos estudos também se relaciona com os dados de união e natalidade.

 

De acordo com o censo, mais de 9% dos adolescentes e de 35% das pessoas entre 20 e 24 anos que moram na Maré, têm ou já tiveram pelo menos um filho.

 

Também é maior a quantidade de jovens que vivem em união e quase 46% das pessoas com idades entre 15 e 29 anos vivem ou já viveram com um cônjuge, 10 pontos percentuais a mais do que no Brasil como um todo.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo