Universidade de Brasília abre vestibular para estudantes indígenas

01:53 Educação, Notícias 24/09/2019 - 08h02 Brasília Embed

Bianca Paiva

Estão abertas até 11 de novembro as inscrições para o vestibular da UnB, a Universidade de Brasília, direcionado a candidatos indígenas. Ao todo, são 85 vagas distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro na Asa Norte, Ceilândia e Planaltina.

 

Podem concorrer os estudantes indígenas que tenham concluído ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular, desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

 

O vestibular é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UNB e a Funai. Para o presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, a iniciativa representa um avanço na universalização do ensino superior.

 

Não há taxa de inscrição para o vestibular indígena. As vagas são para cursos de graduação da Universidade de Brasília com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2020.

 

Os candidatos vão ser avaliados por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

 

A data estimada das provas é 14 de dezembro de 2019. Elas serão aplicadas nos polos regionais das cidades de Barra do Bugres, em Mato Grosso; Caucaia, no Ceará; Palmeira dos Índios, em Alagoas; Santa Isabel e Tabatinga, no Amazonas; e Tarauacá, no Acre.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique