Enem 2019: ministro da Educação garante que está tudo sob controle para o 2º dia de provas

02:20 Educação, Notícias 09/11/2019 - 22h28 Brasília Embed

Lana Cristina

Em pronunciamento feito na noite deste sábado, véspera do segundo dia de provas do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que está tudo sob controle para a realização do exame apesar de alguns problemas detectados no domingo passado, dia das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

O ministro explica que problemas foram esses e as providências tomadas.

 

Sonora: “Tivemos pequenos problemas que nada interferiram na aplicação e na validade do exame. Aqueles que usaram o celular para tirar foto ou mesmo filmar a prova, após o início do exame, já foram identificados pela Polícia Federal, que está tomando as providências cabíveis. Por parte do MEC, houve a eliminção do candidato e afastamento dos aplicadores, que não poderão participar do Enem neste domingo. Fique tranquilo, está tudo sob controle.”

 

Neste domingo (10), são esperados mais de 5 milhões de participantes, que farão provas em 1.700 municípios. São 14 mil locais de aplicação.

 

Os canditados vão responder 90 questões de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias.

 

Weintraub alertou para a importância de verificar se o celular está ligado na hora da prova. É preciso desativar o alarme, inclusive, pois se ele emitir algum som, caso contrário o candidato é imediatamente desclassificado, mesmo com o aparelho guardado no envelope porta-objetos.

 

No primeiro dia de provas do Enem, 376 pessoas foram desclassificadas por motivos que incluíram toque de celular, sair da prova antes do horário permitido e recusa para fazer o cadastro biométrico.

 

O ministro da Educação também lembrou a quem vai fazer as provas que, como o horário de verão não está mais em vigor, é preciso ajustar o relógio corretamente. Lembrando que o país tem fusos diferentes na região Norte e em um pedaço da região Centro-Oeste.

 

O horário a ser seguido é o de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia (12h) e fecham às 13h. As provas começam às 13h30. E terminam às 18h30.

 

Weintraub também aconselhou calma na hora de responder o exame. E lembrou que é preciso levar caneta de tinta preta e material transparente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique