Estratégias para diminuir tensão e nervosismo dominam 2º dia de provas do Enem

01:32 Educação, Notícias 10/11/2019 - 14h20 Brasília Embed

Lana Cristina*

Segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem abraço distribuído a candidatos e participantes chegando mais cedo para bater um papo com os colegas como estratégia para diminuir o nervosismo.

 

Quem chegava pelo metrô São Joaquim, na região central da cidade de São Paulo, por exemplo, encontrava duas jovens seguravam um cartaz propondo um momento de carinho para os ansiosos com a prova.

 

Segundo Lídia Yoshihara, a ideia de distribuir abraços é do movimento Aliança Bíblica Universitária, do qual ela faz parte. A ideia é que a afetividade ajude em diminuir a tensão.

 

Já no Rio, o candidato Thiago Salustriano chegou mais cedo à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), seu local de provas, bem mais cedo neste segundo dia de Enem.

 

Ele acredita estar preparado, mas conta que o nervosismo está sempre presente. Então, já que chegou cedo, aproveitou para relaxar conversando com Karolina Oliveira, candidata que chegou ainda de manhã na Uerj, uma hora e meia antes da abertura dos portões.

 

A prova, que começou às 13h30, vai terminar às 18h30. A previsão é que a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões seja feita no próximo dia 13.

 

Em janeiro, em data ainda a ser confirmada, devem sair os resultados individuais.

 

Cinco milhões de candidatos respondem, neste domingo (10), às questões de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias. As provas estão sendo aplicadas em mais de 1,7 mil municípios.

 

 

* Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique