Evento discute estratégias para ampliar internet no país

02:38 Educação, Notícias 21/11/2019 - 18h09 São Paulo Embed

Dimas Soldi

127 milhões de brasileiros estão conectados à internet e ao celular, que tem ajudado a democratizar o acesso. A empresária Flávia Rosendo de Andrade quase nem usa mais o computador na casa dela.


Sonora Flávia Rosendo: Ele está sempre na mão, a todo tempo. A gente vive com o celular na mão, para cima e para baixo.


Apesar do avanço tecnológico, cerca de 80 milhões de pessoas não têm acesso à internet no país. No mundo, o Brasil está na posição de número 72 quando o assunto é inclusão digital, e ser incluído digitalmente é muito mais que apenas acessar a internet. É uma ferramenta de cidadania, como explica o CEO do Movimento Brasil Digital, Thiago Camargo.


Sonora Thiago Camargo: O cidadão, ele só está verdadeiramente incluído digitalmente quando ele consegue fazer da conectividade, do acesso à internet, uma ferramenta de educação, uma ferramenta de produtividade, uma ferramenta real de relacionamento com a sociedade.
Inclusão foi o assunto de destaque do Fórum Brasil Digital, que aconteceu nesta quinta-feira (21) em São Paulo. Leonardo Euler, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conta que um dos grandes desafios é levar a internet para as áreas mais remotas do país.


Sonora Leonardo Euler:  Tudo isso é desafiador, evidentemente nós precisamos criar mecanismos para alcançar também a população que reside fora dos grandes centros urbanos. Afinal de contas, a gente tem a compreensão de que não existe, não cabe mais falar em inclusão social de forma desassociada da inclusão digital.


O fórum contou também com a participação do ganhador do Prêmio Nobel de economia, o professor Paul Romer. Segundo ele, é uma tarefa dos governos garantir que todos sejam incluídos digitalmente. E para isso, é preciso dar apoio aos sistemas de educação e ajudar a criar oportunidades para as pessoas.


Thiago Camargo, do Movimento Brasil Digital, destaca que este é um caminho fundamental, se não quisermos ficar à margem da revolução digital.


Sonora Thiago Camargo:  A gente ou se digitaliza ou vai ser colonizado digitalmente. Então é importante a gente incluir, fazer esse processo de digitalização tendo o ser humano como o centro de tudo isso, e que a gente possa avançar não só na economia, mas também criar novos arranjos de sociedade que permitam que a gente não crie uma nova massa de excluídos a partir da automação, da robotização e do uso de inteligência artificial.


O Fórum Brasil Digital tem o objetivo de gerar um plano para a transformação digital no país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique