Inep anula questão de prova do Enem 2019 usada no ano passado

01:22 Educação, Notícias 19/11/2019 - 18h12 Brasília Embed

Fabiana Pelles

Atenção estudante que fez a prova do Enem 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, anulou uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.


O instituto identificou que o item foi usado na prova de ledores do Enem de 2018. O chamado "Caderno Ledor" é preparado para aplicadores que leem as provas para os participantes que, por algum motivo, pedem esse auxílio como recurso de acessibilidade.


O item anulado falava sobre a fome e pedia para que o candidato demonstrasse porquê o problema alimentar está associado a uma dimensão política.


No Caderno Azul era a questão 90; no Caderno Amarelo, a 78; no Caderno Branco, a 66, e no Caderno Rosa, 72.

 

A questão também fez parte do caderno de questões Braille e ledor do Enem 2019, na questão 56 do Caderno Laranja.

 

No Enem, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item, entre os participantes e, também, de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.


A correção segue a chamada teoria de resposta ao item - tri. E, por isso, segundo o Inep, a anulação de um item não compromete o processo para estimar a nota dos participantes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique