Professores concluem formação para relações étnico-raciais, no Maranhão

02:33 Educação, Notícias 21/11/2019 - 17h55 Brasília Embed

Renata Martins

Cerca de 500 professores da Educação Básica do Maranhão concluem nesta sexta-feira, o Curso de Formação Continuada “Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.

 

A maioria dos educadores atua em escolas localizadas em territórios quilombolas e na grande São Luiz. Eles participaram de aulas com professores e estudantes do curso de graduação em Estudos Africanos da UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

 

O grupo participou neste ano de um intercâmbio em Cabo Verde, resultado de parceria entre governo do estado, universidade e países do continente africano.

 

A assessora de Educação escolar do Campo e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação do Maranhão, Marinildes Martins, afirma que a medida é uma das ações para garantir inclusão desse conteúdo afrobrasileria no currículo escolar.

 

A Lei 10.639, determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". 

 

Um novo termo de cooperação assinado esta semana, prevê mais um novo intercâmbio. Desta vez, de 45 professores e alunos da Ufma realizam trabalho de campo em Maputo, capital de Moçambique, país de língua portuguesa, localizado no sul da África. A viagem está prevista para setembro de 2020.

 

Quando eles retornarem desta experiência, vão oferecer formação para professores das disciplinas de História, de Geografia, Biologia, Língua Portuguesa e Produção Textual da rede pública estadual maranhense.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique