Segundo dia de prova do Enem volta a ter menor abstenção de todas as edições

02:28 Educação, Notícias 10/11/2019 - 22h16 Brasília Embed

Lucas Faria

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, repetiu o resultado do último domingo, e apresentou a menor taxa de abstenção da história. 27,19% dos estudantes faltaram ao segundo dia de provas.


Dos mais de 5 milhões de inscritos, 3,7 milhões participaram da prova. Neste domingo, os estudantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza.


O Ministro da Educação, Abraham Weintraub comemorou o resultado e classificou a prova como democrática.


“esse foi o melhor Enem da história do Brasil, em termos de execução, logística, quantidade de problemas, participação de pessoas inscritas e a qualidade das provas. O objetivo é que para todos os brasileiros seja feita uma seleção justa, e foi isso que o Enem mostrou. Como foi com a redação. Você podia escrever uma redação de esquerda, de direita ou técnica. Queremos apenas ver quem sabe formular uma boa redação”.


Weintraub voltou a afirmar que não houve vazamento nas provas do Enem, e que fotos que circularam em redes sociais não causaram danos ao exame. 


“Não teve vazamento que prejudique, que dá para caracterizar como vazamento. Foi divulgado antes do prazo, mas sem comprometer em nada a execução do Enem, zero. Aí foi só um comportamento equivocado de pessoas que estão fazendo a prova”.

 

Os estudantes que se sentiram prejudicados podem entrar com um recurso, entre os dias 11 e 18 de novembro, para fazer a prova que será aplicada em dezembro. Quem afirma é o presidente do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes.

 

“Nós vamos avaliar cada recurso que seja apresentado pelo participante e vamos dar a resposta no dia 27 de novembro. Se o recurso for deferido, o aluno poderá fazer a reaplicação do Enem, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro”.


Os gabaritos oficiais da prova devem ser lançados no próximo dia 13 de novembro. Já os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020, ainda sem data definida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique