Diploma universitário agora terá versão digital

Educação

Publicado em 10/12/2019 - 20:41 Por Bianca Paiva - Brasília

Para ter em mãos o tão sonhado diploma, atualmente os estudantes precisam esperar cerca de 90 dias. Mas, com a certificação digital, lançada nesta terça-feira (10), pelo Ministério da Educação (MEC), o acesso ao documento não deve levar mais do que 15 dias.

 

Além de agilizar e desburocratizar a emissão, a novidade promete combater a falsificação e irregularidades no diploma, que vai ter um QR Code, um código de segurança.

 

O modelo digital vai valer para cursos de graduação no ensino superior público e privado.

 

Faculdades e universidades vão ter dois anos para começar a fornecer o documento. É o que explica o secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa.

 

Quem tem o diploma de papel poderá solicitar a versão digital na unidade de ensino superior onde se formou, como conta Jean Martina, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que criou o projeto-piloto do documento.

 

O Ministério da Educação estima economia de R$ 48 milhões por ano, somente com a adesão das universidades públicas.

 

A pasta informou que vai acompanhar o processo de implantação do diploma digital. O documento ficará disponível no site da instituição de ensino superior e poderá ser visualizado a qualquer momento de um celular ou computador.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo