Estudantes da UnB participam de programa na Amazônia que incentiva a troca de saberes

01:28 Educação, Notícias 02/12/2019 - 16h08 Brasília Embed

Marcela Rebelo

Estudantes da Universidade de Brasília, UnB, visitam - até o próximo dia 20 de dezembro - povos indígenas, quilombolas, agricultores familiares e representantes de movimentos sociais que trabalham e vivem na Amazônia.

 

Eles vão conhecer a realidade desses povos, trocar experiência e saberes; e promover discussões sobre questões sensíveis a região.

 

As informações coletadas serão utilizadas em pesquisas, ações e debates. Também farão intercâmbio científico e cultural com instituições de ensino superior da região.

 

Cerca de 40 estudantes, de 21 cursos de graduação, embarcaram, nesse sábado (30), acompanhados de três professores e três técnicos administrativos.

 

Eles devem percorrer, nesse período, 13 cidades dos estados de Tocantins, Maranhão, Pará e Mato Grosso. 

 

No roteiro, foram incluídos também os municípios paraenses de Belém e Breves, que compõe o arquipélago de ilhas do Marajó; e Marabá, região marcada por conflitos agrários.

 

A cidade de Alcântara, no Maranhão, onde está situada a base espacial brasileira, também será visitada.

 

No local, os integrantes do projeto passarão por duas comunidades quilombolas.

 

A iniciativa é do Centro de Vivência da UnB que desde 2016 realiza essas ações como parte das atividades da disciplina Tópicos especiais sobre a Amazônia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique