Três milhões de estudantes já estão cadastrados no sistema da ID Estudantil

02:03 Educação, Notícias 11/12/2019 - 17h28 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Duas semanas após o lançamento da carteirinha estudantil digital, a ID Estudantil, pelo Ministério da Educação, mais de 3 milhões de estudantes estão cadastrados no sistema e mais de 14 mil já estão com o novo documento na tela do celular.

 

A ferramenta é de graça e pode ser baixada por meio do aplicativo ID Estudantil. Segundo o Ministério da Educação, é preciso estar cadastrado no SEB, o Sistema Educacional Brasileiro e, depois, emitir a carteirinha, que pode ser usada para pagar apenas a metade da entrada em eventos culturais e esportivos.

 

Para o cadastro no SEB é necessário que a instituição de ensino em que o aluno está matriculado informe ao Inep o CPF, nascimento, curso, matrícula, ano e semestre de ingresso do estudante.

 

Até o momento, mais de 3,6 mil instituições de educação básica e mais de 800 universidades já cadastraram os estudantes do SEB. Com isso, já são mais de 3 mil cadastrados, até agora.

 

Para saber se o estudante já foi cadastrado no SEB é preciso acessar o site ID Estudantil do Ministério da Educação. Caso esteja tudo certo por lá, é hora de baixar o aplicativo ID Estudantil. Depois, preencher o campo com número de CPF, nome completo, número de telefone e e-mail. Com tudo preenchido é só clicar em Minha ID Estudantil e pronto: carteirinha na tela do celular.

 

Segundo o Ministério da Educação, o novo documento do estudante terá tecnologia para combater fraudes. Quem tem 18 anos ou mais, por exemplo, vai ter que tirar uma foto do próprio rosto para comparar com a foto da carteira de habilitação, caso tenha. Se não tiver, o estudante deve tirar foto de frente e verso da carteira de identidade, para comparação da imagem do rosto.

 

Quem for menor de idade, é preciso que todo o processo seja feito por um responsável.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique