Início de ano é tempo de adequar orçamento a gastos com material escolar

03:07 Educação, Notícias 06/01/2020 - 19h46 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Quem têm filhos em idade escolar, todo início de ano precisa contabilizar despesas com a lista de material didático, uniforme e outros gastos ligados a volta às aulas das crianças.

 

E haja esforço para fazer tudo caber no orçamento. Por isso, saber como economizar nas compras dos itens escolares exigidos pode fazer a diferença na hora de colocar tudo na ponta do lápis.

 

Logo de saída, é preciso ficar atento a itens desnecessários e não obrigatórios.

 

A economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ione Amorim destaca outra dica importante para os pais, nesse período.

 

Segundo Ione Amorim, é sempre bom reforçar que materiais de uso coletivo, como papel higiênico, não podem estar na lista pois o custo deles já deve estar embutido nas mensalidades.

 

Os pais também devem questionar, nas escolas, a exigência de marcas específicas de determinados produtos.

 

A especialista do Idec afirma que é possível economizar reaproveitando itens em bom estado do ano que passou, promovendo trocas e comprando coletivamente com outros pais, já que muitos vivem conectados em grupos pelas redes sociais.

 

Outro ponto importante para quem leva a criança junto na hora de fazer as compras, em estabelecimentos cheios, é tentar não se distrair na escolha dos produtos e ceder, por exemplo, aos apelos de itens afetivos como os que trazem personagens infantis.

 

Mas a dica de ouro para os pais que querem de fato economizar neste momento é o planejamento. A economista do Idec afirma que é possível guardar os preços médios dos produtos deste ano e fazer uma reserva pensando nessa compra e até antecipar alguns itens de consumo certo.

 

Fica a dica para reduzir os custos da compra de materiais escolares em 2021.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique