Candidatos chegam cedo no último dia de prova da Fuvest, que garante vaga na USP

02:38 Educação, Notícias 06/01/2020 - 17h38 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

Último dia de provas da Fuvest, o vestibular que pode garantir uma vaga na USP, Universidade de São Paulo.

 

Muitos candidatos chegaram cedo aos locais de prova, no segundo dia da segunda fase de um dos vestibulares mais disputados do país. As questões foram sobre habilidades específicas de cada curso.

 

Os portões ainda não tinham sido abertos e Vitor Kupermeier já estava sentado na calçada em frente ao local da prova, aproveitando os últimos minutos para repassar o conteúdo de história e geografia. Ele disputa uma vaga no curso de administração.

 

Já a estudante Marcela Godoy que concorre a uma vaga no curso de Letras, preferiu ficar de olho nas redes sociais para espantar o nervosismo.

 

Quase 35 mil estudantes foram aprovados para a segunda fase do vestibular da Fuvest. Mas dois mil e 400 alunos não compareceram ao primeiro dia de provas que aconteceu nesse domingo. 

 

A taxa de abstenção ficou em 6,9%. Menor que em 2019, quando 7,7% dos candidatos deixaram de comparecer aos exames da segunda fase.

 

Os portões ficaram abertos do meio dia a uma da tarde. Quem chegou minutos antes do fechamento foi Mateus Nunes, que ainda está fazendo o segundo ano do ensino médio e interrompeu as férias para fazer a prova como treineiro.

 

Ao contrário do que acontece na primeira fase, quando são aplicadas questões de múltipla escolha, na segunda etapa as provas costumam ser dissertativas. Foi assim, no domingo, nas provas de português e redação que teve como tema “o papel da ciência na sociedade contemporânea”.

 

Os candidatos disputam uma entre as mais de 11 mil vagas nos 106 cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo. A lista de aprovados vai ser divulgada no dia 24 de janeiro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique