Weintraub espera que ações contra o Enem não prosperem; MPF pediu cancelamento de inscrições no Sisu

02:32 Educação, Notícias 24/01/2020 - 21h35 Brasília Embed

Kariane Costa

O Ministro da educação Abraham Weintraub espera que ações judiciais contra o Enem não sejam levadas a frente, porque nenhum estudante foi prejudicado.

 

Ele afirma que, ao perceber o erro, o ministério agiu com rapidez para fazer a correção das notas  e também se adiantou para resolver problemas pontuais de alguns estudantes, que relataram dificuldades nas redes sociais.

 

O MEC foi notificado em pelo menos 10 ações judiciais nos últimos dias, incluindo decisões da Justiça Federal no Pará e em Goiás.



O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça Federal em Minas Gerais pedindo que seja determinada a suspensão das inscrições e a consequente alteração dos calendários de 2020 do Sisu, do Fies e do Programa Universidade para Todos - Prouni.

 

Caso sejam descumpridas as medidas, o MPF requer aplicação de multa diária no valor de 10 milhões de reais.

 

O pedido é para que a suspensão permaneça até que seja feita auditoria no resultado do Enem.

 

Quase 6 mil estudantes tiveram suas notas trocadas por falhas na correção do exame.

 

Mas os resultados foram atualizados na segunda-feira, antes da abertura do Sisu.

 

Já sobre o Sisu, Abraão Weintraub afirmou que a lentidão do sistema no primeiro foi uma falha pontual, provocada pelo elevado número  de acessos nos horários de pico.

 

O ministro explicou que o MEC trocou a tecnologia do sistema e  teve que migrar informações. Como o sistema é novo, travou três vezes ao longo do primeiro dia.

 

O ministro afirmou ainda que não há necessidade de nova prorrogação do prazo das inscrições para o Sisu, que já são mais de três milhões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique