Brasil tem 1,4 milhão de professores nas salas de aula do ensino fundamental, diz Inep

01:13 Educação, Notícias 22/02/2020 - 07h00 Brasília Embed

apresentação de Mighelzinho Martins

O Brasil tem 1,4 milhão professores  em atividade nas salas de aula do ensino fundamental, de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

 

A pesquisa aponta que 83,2% dos professores do primeiro ao novo  ano têm nível superior completo com licenciatura. O percentual vem crescendo nos últimos anos.

 

Quando se observam os anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao quinto  ano, nos quais se concentram cerca de 751 mil professores, 80,1% são graduados com licenciatura.

 

Outros 4,1% concluíram o ensino superior com bacharelado,  e 10,6% têm o magistério em nível médio.

 

 O censo ainda identificou 5,2% de professores dos anos iniciais, com nível médio ou inferior.

 

O total de professores atuando em turmas de 6º ao 9º ano alcançou 755 mil. De acordo com o Censo, a formação dos educadores para esta fase do ensino tem melhorado.

 

Em 2019, o percentual de professores com licenciatura aumentou 6 pontos percentuais, na comparação com o ano de 2015 e 2,3 pontos percentuais em relação ao Censo Escolar 2018.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique