Coronavírus: Olimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021

00:00 Esporte, Notícias 24/03/2020 - 12h14 Brasília Embed

Lana Cristina

Em reunião na manhã desta terça-feira (24), o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiram adiar para 2021 a realização dos Jogos da Trigésima Segunda Olimpíada.

 

Em nota, o COI divulgou que “nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, o adiamento é necessário para proteger a saúde dos atletas, de todos os voluntários envolvidos na realização dos Jogos Olímpicos e também da comunidade internacional.

 

Os líderes concordaram que, até a data em que as Olimpíadas serão realizadas, a chama olímpica permanecerá no Japão, para onde foi levada em agosto de 2016, quando Shinzo Abe veio ao Brasil no encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Nas palavras do Comitê, os Jogos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis e a chama olímpica poderia se tornar a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente.

 

Também foi decidido que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

 

Na reunião, Thomas Bach e Shinzo Abe mostraram preocupação com a pandemia mundial de covid-19 e como ela vem afetando a vida das pessoas, bem como o impacto significativo que a disseminação da doença pelo mundo vem causando nos preparativos dos atletas para os Jogos.

 

Os líderes elogiaram o trabalho do Comitê Organizador de Tóquio 2020. E o primeiro-ministro do Japão destacou o grande progresso que está sendo feito em seu país na luta contra o coronavírus.

 

Atualmente, o mundo tem mais de 375 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. E mais de 17 mil morreram.

 

A possibilidade de adiamento das Olimpíadas 2020 vinha sendo discutida há mais de uma semana pelos comitês olímpicos dos países.

 

O Comitê Canadense chegou a anunciar nessa segunda-feira (23) que não enviaria seus atletas caso os Jogos ainda fossem realizados neste ano.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique