Duas línguas indígenas entram na lista de referências culturais

01:58 Geral, Notícias 16/09/2014 - 17h57 Brasília Embed

Raila Spindola

Duas línguas indígenas foram consideradas Referência Cultural Brasileira pela Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), ligado ao Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

 

Asurini do Trocará e Guarani Mbya são línguas indígenas do troco Tupi.  Elas foram inventariadas por meio de projetos-piloto apoiados pelo Iphan que foram executados entre 2008 e 2011.

 

O INDL é um instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização de línguas importantes para a memória dos grupos que formaram a sociedade brasileira. O objetivo é contribuir na promoção da diversidade linguística no Brasil, apoiando iniciativas de preservação promovidas pelas comunidades linguísticas.  A comissão é formada por representantes dos ministérios da Cultura, do Planejamento, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e Justiça.

 

O Inventário Nacional da Diversidade Linguística também reconheceu como Referência Cultural Brasileira o Talian, língua falada por descendentes de imigrantes italianos no sul do país. A cerimônia oficial de certificação dessas línguas, vai ser conduzida pelo Ministério da Cultura no Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 17 e 20 de novembro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique