Moradores questionam localização do aterro sanitário do DF

Publicado em 04/09/2014 - 14:47 Por Karol Assunção. - Brasília

Moradores de Samambaia devem participar de projetos de educação ambiental para reduzir a quantidade de lixo que será depositada no novo aterro sanitário.

 

Essa é uma das recomendações da Terceira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural ao Ibram - Instituto Brasília Ambiental.

 

Além dos projetos educativos, a Promotoria ainda recomenda que o Ibram exija do Serviço de Limpeza Urbana o cumprimento da Licença de Instalação do aterro de Samambaia, o aproveitamento energético dos gases gerados e a inclusão do plano de monitoramento ambiental.

 

Em nota, o Ibram informa que recebeu o documento da Promotoria e está em fase de análise .O Instituto já adianta que levará em conta as recomendações.

 

Mas a instalação do aterro sanitário preocupa moradores e trabalhadores da região. É o caso do jornalista e militante comunitário Carlos Alberto, que enumera alguns pontos negativos.

 

Alzírio Ludovice, coordenador do Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia, espera que o aterro não cause muitos danos à comunidade, mas destaca que não é a melhor opção para o local.

 

O aterro sanitário de Samambaia vai substituir o Lixão da Estrutural, em funcionamento desde os anos 60.

 

A assessoria de comunicação do Serviço de Limpeza Urbana informa que, diferente do lixão, o aterro vai receber apenas o rejeito da coleta de lixo orgânico e seletivo.

 

O SLU destaca ainda que foram realizados estudos de impacto ambiental e que o material depositado no aterro ficará coberto.

 

Além disso, garante que serão utilizadas técnicas como impermeabilização do solo, captação e tratamento do chorume, captação de gases e águas pluviais e compactação de lixo.

 

 





.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo