Prazo para fim dos lixões pode ser prorrogado

Publicado em 15/10/2014 - 18:41 Por Raila Spindola - Brasília

Poderá ser prorrogado até 2018 o prazo para que os municípios acabem com os lixões.

 

 

O período fixado em lei para que depósitos de lixo a céu aberto fossem transformados em aterros sanitários acabou em dois de agosto deste ano.

 

 Mas este prazo pode ser ampliado por mais quatro anos por força de um artigo incluído na Medida Provisória 651 de 2014.

 

 

O texto foi aprovado na noite desta terça-feira pelo plenário da câmara dos deputados e precisa passar pelo Senado até 6 de novembro, caso contrário a medida provisória perde a validade.

 

 

A medida trata de incentivos tributários, mas os deputados incluíram o novo prazo para o fim dos lixões, atendendo a 3 mil e 500 mil cidades que ainda não cumpriram a determinação legal.

 

 

O texto aprovado também prorroga o prazo dado a municípios e estados para elaboração de seus planos de gestão de resíduos sólidos. A tarefa, que deveria ter sido concluída em 2012, agora vai poder ser feita até agosto de 2016.

 

 

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje que o governo federal não concorda em prorrogar o prazo e que não tem compromisso com a sanção do artigo.

 

 

Uma das alternativas para as cidades que não cumpriram a meta é assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, que fiscaliza a execução da lei.

 

 

Os gestores municipais que não se adequaram à política, podem responder, em ação civil pública, por improbidade administrativa e crime ambiental.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo