Câmara debate projeto sobre publicidade para crianças

Publicado em 12/11/2014 - 12:00 Por Katiana Rabelo - Brasília

Regras para publicidade infantil vão ser debatidas na Câmara dos Deputados nesta tarde (12). A Comissão Especial da Primeira Infância vai analisar um substitutivo apresentado pelo deputado João Ananias (PCdoB do Ceará) sobre o relatório do Projeto de Lei 6998 de 2013.

 

A proposta original proíbe propaganda voltada para as crianças, na televisão, das 8 horas da manhã às 6 horas da tarde. Mas no relatório do deputado Ananias, ele pede a proibição apenas de publicidade infantil de bebidas e alimentos pobres em nutrientes e com alto teor de sal, açúcar e gordura ruim.


Nesta semana, o assunto chamou a atenção do país por ter sido o tema da prova de redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.


A proibição ou a liberação de anúncios de produtos infantis gera debates há alguns anos.


A mãe Raquel Fuzaro tem filhos pequenos e integra o Movimento Infância Livre de Consumo. Para ela, as crianças não devem ser incentivadas a gastar. Por isso, Raquel acredita que as propagandas de produtos infantis devem ser direcionadas somente aos adultos.

 

Por outro lado, a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, defende que não se pode tirar da criança o direito do acesso à informação.


A Abral, Associação Brasileira de Licenciamento, que atua no mercado de licenciamento de marcas e imagem, concorda que a publicidade infantil não pode ser proibida. Para a presidente da Abral, Marici Ferreira, cabe aos pais orientar e limitar o consumo dos filhos.

 

Neste ano, o Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Presidência da República, publicou uma resolução a respeito da publicidade voltada para crianças e adolescentes.

 

O Conanda considera abusivos anúncios com linguagem e músicas infantis, com desenhos animados e promoção e distribuição de brindes colecionáveis.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo