Câmara debate projeto sobre publicidade para crianças

Publicado em 12/11/2014 - 12:00 Por Katiana Rabelo - Brasília

Regras para publicidade infantil vão ser debatidas na Câmara dos Deputados nesta tarde (12). A Comissão Especial da Primeira Infância vai analisar um substitutivo apresentado pelo deputado João Ananias (PCdoB do Ceará) sobre o relatório do Projeto de Lei 6998 de 2013.

 

A proposta original proíbe propaganda voltada para as crianças, na televisão, das 8 horas da manhã às 6 horas da tarde. Mas no relatório do deputado Ananias, ele pede a proibição apenas de publicidade infantil de bebidas e alimentos pobres em nutrientes e com alto teor de sal, açúcar e gordura ruim.


Nesta semana, o assunto chamou a atenção do país por ter sido o tema da prova de redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.


A proibição ou a liberação de anúncios de produtos infantis gera debates há alguns anos.


A mãe Raquel Fuzaro tem filhos pequenos e integra o Movimento Infância Livre de Consumo. Para ela, as crianças não devem ser incentivadas a gastar. Por isso, Raquel acredita que as propagandas de produtos infantis devem ser direcionadas somente aos adultos.

 

Por outro lado, a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, defende que não se pode tirar da criança o direito do acesso à informação.


A Abral, Associação Brasileira de Licenciamento, que atua no mercado de licenciamento de marcas e imagem, concorda que a publicidade infantil não pode ser proibida. Para a presidente da Abral, Marici Ferreira, cabe aos pais orientar e limitar o consumo dos filhos.

 

Neste ano, o Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Presidência da República, publicou uma resolução a respeito da publicidade voltada para crianças e adolescentes.

 

O Conanda considera abusivos anúncios com linguagem e músicas infantis, com desenhos animados e promoção e distribuição de brindes colecionáveis.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo