Campanha faz alerta contra | câncer de próstata

Publicado em 03/11/2014 - 07:30 Por Ariane Póvoa - Brasília

Monumentos nas principais capitais do país, que em outubro ficaram iluminados de rosa, pela prevenção do câncer de mama, ganham nova iluminação, desta vez na cor azul.


É a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga.


O principal objetivo da campanha é chamar atenção para a prevenção da doença que atinge um a cada seis homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais frequente no sexo masculino, atrás apenas dos tumores de pele.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de 69 mil novos casos somente este ano.


A SBU - Sociedade Brasileira de Urologia - recomenda que homens a partir de 50 anos façam exames anualmente. Pessoas com histórico familiar da doença e negros devem se prevenir a partir dos 45 anos.


O uro-oncologia da SBU, Lucas Nogueira, explica a importância dos exames preventivos de toque e de análise sanguínea.


O médico afirma que o preconceito dificulta a prevenção da doença.


Segundo o especialista, geralmente os sintomas do câncer de próstata só aparecem quando a doença passou da fase inicial e alcançou outros órgãos.

O aposentado Jacy Pinheiro, tinha medo de fazer o exame preventivo. Somente após passar a ter dificuldade para urinar, ele procurou um urologista.

Não foi uma batalha fácil. Mas o acompanhamento médico e, principalmente, o apoio da família, ajudaram Jacy a enfrentar a doença. Hoje, curado do câncer, faz tratamento para evitar que a doença volte. 


O calendário de atividades do Novembro Azul deste ano tem ações que contemplam, além da iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas, intervenções em eventos populares e atividades no Congresso Nacional.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo