Expedição na Amazônia comemora centenário da Expedição Roosevelt Rondon

06:03 Geral, Notícias 24/11/2014 - 14h58 Brasília Embed

Michele Moreira

A ideia surgiu com a leitura de um livro. Ali estava registrada a expedição Roosevelt­ Rondon, que em 2014 completa 100 anos.


Em 1913, convidados pelo então ministro das Relações Exteriores do Brasil,Lauro Müller, o ex-presidente americano Theodore Roosevelt e o sertanista, marechal Cândido Rondon fizeram uma expedição científica na região de Aripuanã na Amazônia para definir o traçado de um rio. Rondon e Roosevelt foram os primeiros exploradores a percorrer o "Rio da Dúvida", renomeado mais tarde como rio Roosevelt. Na expedição, parcialmente patrocinada pelo Museu de História Natural Americano, eles coletaram várias novas espécies de animais e insetos.


A aventura do ex­presidente norte­americano e do desbravador coronel Cândido Rondon no coração da selva amazônica brasileira despertou no engenheiro Marc André Meier a vontade de viver uma experiência semelhante: percorrer o rio Roosevelt e observar o que mudou neste centenário.

Para embarcar nesta história ele convidou os coroneis do Exército Brasileiro, Hiram Reis e Ivam Carlos Gingriangonese. Os dois hoje na reserva. Também fez parte da expedição o professor americano Jefry Lehman. Foram utilizados dois caiaques oceânicos e uma canoa canadense desmontável.


A expedição começou no dia 21 de outubro na cidade de Vilhena, em Rondônia. Depois Seguiram para o Mato Grosso e encerraram no Estado do Amazonas. A trajetória durou quase 30 dias.

 

A experiência dos quatro integrantes será abordada em um documentário a ser produzido. As amostras recolhidas serão encaminhadas ao Instituto Militar de Engenharia e um livro relatando a expedição será publicado pelo coronel Hiram.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique