Saiba como prevenir e tratar o diabetes

03:11 Geral, Notícias 14/11/2014 - 09h25 Brasília Embed

Karol Assunção

Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, data criada para alertar a população para as formas de prevenção e de tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 14 milhões de pessoas possuem a doença no Brasil.


O diabetes, caracterizado pelo aumento de glicose no sangue, está relacionado à falta ou à má absorção de insulina pelo organismo.

 

Para prevenir e controlar o diabetes, é importante adotar hábitos saudáveis, como praticar exercício físico, não fumar e ter uma alimentação balanceada. Para quem possui a doença, é necessário fazer o tratamento adequado, receitado pelo médico. Isso pode reduzir os riscos de complicações como cegueira, doenças renais e amputações.


Com o tratamento correto, quem possui a doença pode levar uma vida normal, como o filho de Márcia Dutra. O menino, de 15 anos de idade, descobriu o diabetes tipo 1 quando tinha sete.



Quem possui a doença também tem direitos e deve conhecê-los. A Organização Não-Governamental Pró-Criança e Jovens Diabéticos criou um site com informações de leis municipais, estaduais e federais que beneficiam essas pessoas.


Por exemplo, a ONG já identificou 96 leis que obrigam as escolas a capacitarem os servidores para os primeiros socorros e não encontrou legislação que impeça os funcionários de ministrar remédios às crianças.


De acordo com ela, existem mais de 4 mil leis no Brasil de interesse para portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência. As informações estão disponíveis no site: direitos dos diabéticos.org.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique