Confira os fatos marcantes da Amazônia em março e abril

Publicado em 30/12/2014 - 12:20 Por Graziele Bezerra - Brasília

MARÇO
Em março, a cheia dos rios amazônicos deixou uma série de prejuízos. Diversos municípios declararam estado de emergência ou de calamidade.


No Amazonas, a água contaminada das chuvas causou um surto de diarréia na zona rural de Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros de Manaus.


Em Rondônia, o alerta foi para a leptospirose, dengue e ataques de animais peçonhentos.


Já no Acre, as enchentes causaram o desabastecimento de diversos supermercados e postos de combustíveis.


A alagação da BR-174, que liga o Acre ao restante do país, impediu o trânsito de caminhões, isolando o estado.


Também foi em Março a inauguração da Arena Amazônia, estádio de futebol erguido, em Manaus, para a Copa do Mundo no Brasil.


Vinte mil torcedores foram assistir à partida inaugural entre o Nacional do Amazonas e o Remo do Pará.


O jogo, válido pelas quartas de final da Copa Verde, terminou com empate de 2 a 2, e o Nacional, time da casa, foi eliminado do campeonato.


Oito seleções se enfrentaram nos gramados da Arena Amazônia, em quatro partidas. Cada jogo recebeu pelo menos quarenta mil espectadores.


Ainda em março foi registrado o desaparecimento de um avião de pequeno porte em Jacareacanga, no Sudoeste do Pará. A bordo, além do piloto, estavam cinco servidores da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.


Uma das passageiras chegou a enviar uma mensagem de texto para o celular de um tio, informando que o avião apresentava problemas.


A aeronave ficou mais de um mês desaparecida, até ser encontrada em uma região de pântano, a 20 quilômetros de Jacareacanga. Ninguém sobreviveu ao acidente.


ABRIL
Em abril, o governo do Acre fechou o abrigo de imigrantes haitianos na cidade de Brasileia, no interior do Estado.


De janeiro de 2010 a abril deste ano, mais de vinte mil imigrantes entraram no Brasil, de forma ilegal, por aquela cidade.


A assistência humanitária aos imigrantes foi transferida para a capital Rio Branco. E para os que desejavam ir para outros estados, o governo passou a subsidiar as passagens de ônibus.


Em abril, também foi decretado estado de calamidade pública no Acre. O estado sofria dificuldades de abastecimento porque a BR-174, única que liga o Acre ao restante do país, estava bloqueada pela enchente do Rio Madeira.


Os alimentos só chegavam ao estado com o auxílio dos helicópteros do Exército Brasileiro. Já o combustível vinha do Peru.

 

Foi em abril também a inauguração da Arena Pantanal, estádio erguido em Cuiabá, no Mato Grosso, para a Copa do Mundo no Brasil. Mixto e Santos jogaram a partida inaugural, que terminou em zero a zero.


A arena tem capacidade total para 44 mil pessoas e recebeu investimentos em torno dos 570 milhões de reais.


Oito seleções estrangeiras rolaram a bola na Arena Pantanal. A média de público, durante a copa, foi de 41 mil pessoas em cada um dos quatro jogos.

Últimas notícias
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo