Feministas recebem prêmio por luta de igualdade entre homens e mulheres

02:31 Geral, Notícias 16/12/2014 - 16h36 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Mulheres idosas e feministas, que já lutaram ou ainda lutam pela igualdade de gêneros no Brasil, foram homenageadas nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),  da Presidência da República.


Esta é a primeira edição do prêmio Rose Marie Muraro – Mulheres Feministas Históricas. O nome é em homenagem à escritora e intelectual feminista brasileira que morreu em junho deste ano. A premiação é uma forma de reconhecer a história dessas mulheres com mais de 75 anos de idade, que contribuíram de alguma forma para as mudanças na sociedade, em relação aos direitos femininos.


Entre as candidatas ao prêmio, uma comissão criada na SPM, elegeu seis mulheres, entre pesquisadoras e militantes feministas. Uma delas é Clara Charf, de 89 anos, a companheira de Carlos Marighela, morto pela ditadura em 1969. Clara foi perseguida pelo regime militar e chegou a ser exilada. Atualmente faz parte da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e é conselheira Nacional dos Direitos da Mulher. Para ela, o Brasil avançou no direito feminino, mas ainda tem muito o que melhorar.

 

A Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci destaca o papel das homenageadas e diz que elas são exemplo a ser seguido pelas mulheres que lutam por direitos no Brasil, sobretudo as jovens.


Segundo a Ministra, essa premiação vai acontecer todos os anos, como fruto de parcerias entre órgãos federais. Além do recebimento de troféus, cada uma das homenageadas ganhou o prêmio deR$ 50 mil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique