Indígenas cobram derrubada de PEC que muda demarcação de terras

02:15 Geral, Notícias 03/12/2014 - 15h03 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A possibilidade de votação da polêmica Proposta de Emenda à Constituição Número 215 nesta quarta-feira, em comissão especial da Câmara dos Deputados, mobilizou índios e grupos indigenistas de todo o Brasil.

 

O texto transfere do Poder Executivo para o Legislativo a competência da demarcação terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas. O que, na opinião dos índios, fere direitos já adquiridos por essa população.

 

Na tentativa de barrar a discussão dos parlamentares, indígenas do Tocantins estão mobilizados, desde essa terça-feira, no Congresso Nacional. O grupo cobra do governo a retomada das demarcações de terras indígenas.

 

A liderança Wagner Krahô Kanela cobra o arquivamento da PEC e a demarcação de reservas indígenas.

 

Nesta manhã, os índios se uniram a produtores rurais que protestavam contra o uso de agrotóxicos, na Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

O relator da proposta, deputado Osmar Serraglio, não foi encontrado pela reportagem.

 

Durante a mobilização, produtores rurais e índios repudiaram a indicação da senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como explica Iridiani Graciele Seibert, do movimento Via Campesina.

 

 

 

 

 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique