Chuvas deixam cidade do Pará em estado de emergência

Publicado em 20/01/2015 - 13:25 Por Graziele Bezerra - Brasília

A prefeitura de Rondon do Pará decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas que afetam a região.


Nos últimos dias o volume das águas foi tão intenso, que causou o desmoronamento de barrancos e abriu crateras por toda a cidade.

 

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Marabá, Tenente-Coronel Norat, diz que a coorporação, em conjunto com a Defesa Civil, está mapeando as áreas de maior risco no município.

 

Ele sugere a transferência de famílias para áreas mais seguras: "Orientamos a Prefeitura principalmente isolar essas áreas, retirar famílias que moram às margens desses buracos pra justamente evitar danos humanos. Já encaminhamos toda a documentação tanto pra Defesa Civil Nacional quanto a Defesa Civil do Estado pra que sejam tomadas as providências aí pra evitar e seja controlado esse desastre".

 

Ainda de acordo com o oficial, a situação se agravou agora em janeiro, mas o problema na região persiste há mais de um ano.

 

O Comandante atribui o desbarrancamento à degradação ambiental na cidade:  "São áreas que foram ocupadas ao longo de grotas que são áreas de proteção. Então a população vai, se instala ali, começa a fazer tubulação de água, essas tubulações são rompidas, o que vai provocando também essa degradação. Também a retirada da vegetação, os taludes  do morro, então justamente provoca que venha a acontecer esses deslizamentos".

 
A Secretaria de Obras da prefeitura informou que está aguardando o posicionamento da Defesa Civil para iniciar intervenções nas áreas afetadas.

 

A previsão para os próximos dias na cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, é de pancadas de chuva e trovoadas e ventos fracos a moderados.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo