DF faz primeiro transplante de medula a partir de um doador

Publicado em 25/01/2015 - 14:07 Por Karol Assunção - Brasília

Pacientes que necessitam de transplante de medula óssea não precisam mais sair do Distrito Federal para fazer o procedimento. Em dezembro do ano passado, o Instituto de Cardiologia do DF realizou o primeiro transplante alogênico, quando há a necessidade de um doador.

 

O transplante foi necessário porque a paciente tinha um problema imunológico e a medula deixou de produzir células sanguíneas. A jovem de 18 anos, recebeu, no dia 30 de dezembro, a medula de uma das irmãs. As duas estão bem.

 

Esse foi o primeiro transplante de medula óssea alogênico realizado no DF. Antes, o Instituto de Cardiologia realizava apenas o transplante autólogo, quando a medula é do próprio paciente. É o que explica o coordenador da unidade de transplante de medula óssea do Instituto de Cardiologia do DF, Gustavo Bettarello.

 

SONORA

 

Segundo o médico, quatro pessoas esperam na fila para o transplante alogênico aqui no DF. Duas delas já devem fazer o procedimento nas próximas semanas.

 

O transplante de medula óssea é indicado para algumas doenças que atingem as células do sangue, como leucemia aguda, linfomas e anemias graves. Em alguns casos, é preciso buscar um doador compatível, tarefa muitas vezes difícil, como destaca Bettarello:

 

SONORA

 

Por isso, é importante conseguir mais doadores. Pessoas entre 18 e 55 anos de idade com boa saúde podem ir ao hemocentro mais perto de casa e colher sangue para o cadastro.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo