Famílias de auditores assassinados em Unaí pedem justiça

Publicado em 28/01/2015 - 16:57 Por Katiana Rabelo - Brasília

Auditores fiscais do trabalho participaram de um ato, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para pedir a condenação dos acusados pela chacina de Unai, em Minas Gerais, há 11 anos.

 

Em 28 de janeiro de 2004, três fiscais do trabalho e um motorista foram mortos durante uma fiscalização em Unaí, município mineiro.

 


Nove pessoas foram indiciadas por envolvimento no crime. Mas, até hoje, só três foram julgadas e condenadas.

 


Nessa quarta-feira, as viúvas dos auditores, representantes do Sindicato da categoria e o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, se reuniram com a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, para pedir pressa no julgamento.

 


O processo da Chacina de Unaí está parado no Supremo há mais de um ano porque dois suspeitos de participação no crime querem que o julgamento seja transferido do Tribunal Regional Federal de Belo Horizonte para a Vara Federal de Unaí.

 


As famílias dos auditores assassinados são contrárias à transferência. Elba Soares, viúva do fiscal Nelson, diz que o poder político e econômico de alguns acusados pode interferir na sentença.

 

 

Um dos suspeitos de ter encomendado o crime foi prefeito da cidade por dois mandatos.

 

 

SONORA

 

O pedido dos suspeitos de participação na chacina para serem julgados em Unaí começou a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal em 2013, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo