Governo lança medidas para facilitar escoamento da produção agrícola

01:59 Geral, Notícias 13/01/2015 - 19h24 Brasília Embed

Liliane Farias

O governo federal estima que neste ano, a safra brasileira de grãos bata novo recorde e supere 202 milhões de toneladas.

 

 

Para facilitar o escoamento da produção agrícola, foi lançada uma série de medidas, entre elas o incentivo do uso de portos nas regiões Norte e Nordeste.

 

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, garantiu que não haverá problemas em transporte de produtos da fazenda ao porto.

 

A ideia é facilitar o transporte de grãos para os portos de Belém, no Pará, e de Itaqui, no Maranhão, devido à proximidade com a região centro-oeste, que concentra 42% da produção agrícola.

 

O Ministério dos Transportes quer melhorar a infraestrutura de corredores multimodais, para diminuir os custos para o produtor, na região conhecida como Arco Norte, que vai do Mato Grosso ao Maranhão, passando por Rondônia, Amazonas, Tocantins e Pará.

 

Serão feitas mais ações de manutenção e colocação de cascalho e ajuda de tratores ao longo de 136 quilômetros ainda não pavimentados na BR 163, principal via de escoamento de grãos na região norte, um trecho de quase mil quilômetros que liga a cidade matogrossense, Sorriso, à cidade paraense de Miritituba.

 

A nova medida anunciada pelo governo ainda inclui o financiamento de 426 embarcações para o transporte de grãos com uso do Fundo de Marinha Mercante, nos rios Madeira e Tapajós.

 

Para o maior porto do país, o de Santos, será feito um aprimoramento do sistema de agendamento da chegada de caminhões, além da entrega de novo pátio de estacionamento até o início da colheita.

 

A fiscalização dos caminhões, será rigorosa e vai contar com a instalação de quatro pontos fixos e um móvel de checagem.

 

Com todas essas ações para facilitar o escoamento da produção agrícola, o Ministério da Agricultura estima um crescimento de 6,2%, que corresponde a mais de 64 milhões de tonelada nas remessas internacionais de grãos em 2015, se comparada com a safra passada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique