Incêndio atinge mais uma área da Mata Atlântica no Rio

Publicado em 12/01/2015 - 17:09 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu a mata do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio.  O fogo começou por volta das seis horas da noite desse domingo e os bombeiros trabalharam até a manhã desta segunda-feira, para concluir o rescaldo e o resfriamento da área.

 

 As chamas atingiram uma grande área de difícil acesso e o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca. De acordo como Corpo de Bombeiros não há informações  sobre feridos.

 

O Diretor do Parque da Pedra Branca, Alexandre Pedroso, afirmou que a causa do fogo ainda está sendo apurada, mas há grandes chances de que tenha sido um incêndio criminoso.

 

SONORA

 

A direção do Parque faz um apelo para que a população não queime folhas ou lixo na localidade, porque é comum que as chamas saiam do controle.

 

 

A situação se agrava porque a região tem sido atingida por ventos de até 70 km/h, que facilitam a propagação acelerada dos focos de incêndio.

 

 

Ao mesmo tempo, o período de estiagem quando os córregos do parque estão com os níveis baixos dificulta o combate às chamas, porque reduz a possibilidade de captação de água.

 

 

O Parque da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental, considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com cerca de 12.500 hectares de extensão.

 

 

Em menos de 15 dias após o início do ano, o estado já registra cerca de vinte queimadas. O ano de 2014 terminou com um número três vezes maior de queimadas, no território fluminense, do que em 2013.

 

De acordo com o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1.428 focos de incêndio foram registrados no ano passado.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo