Licença de hidrelétrica de Santo Antônio pode ser suspensa

Publicado em 10/01/2015 - 09:39 Por Maíra Heinen - Brasília

A hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, pode ter a licença de operação suspensa. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual entraram com pedido liminar para que a empresa Santo Antônio Energia cumpra o programa de remanejamento da população atingida pela construção da usina no Reassentamento Santa Rita.


Os autores da ação verificaram a situação em loco e confirmaram as queixas dos moradores. Segundo eles, os hectares dispostos pela Santo Antônio não foram entregues na forma acordada.
O procurador federal Raphael Bevilácua, que acompanha o caso, ressalta a principal reclamação dos assentados.


"A terra dada pra eles é improdutiva, não foi tratada pra que houvesse a plantação. Dez hectares são para produção e 50 hectares seriam reserva legal. O dez hectares de produção não foram entregues em condições para produzir e os 50 hectares que seriam a reserva legal, entregaram uma área para preservação que já está desmatada para estas pessoas. E elas vão ter que investir dinheiro pra recuperar a área, e além disso não vão poder utilizar para extrativismo vegetal", afirmou.


O Ministério Público também acompanhou a situação das casas no assentamento. Elas não possuem saneamento básico; o escoamento sanitário não tem condições de salubridade; o lixo é queimado ou enterrado nas vias de acesso do reassentamento, entre outros problemas. Caso a justiça atenda ao pedido do MPF e do MP, a hidrelétrica de Santo Antônio pode ter a licença de operação suspensa até que cumpra o programa de forma correta e que retorne com os auxílios financeiros.


Caso a liminar não seja concedida, os MPs pedem que seja determinado o pagamento do auxílio financeiro por família prejudicada, para complementar a renda até que alcancem os mesmos níveis anteriores.
O procurador Raphael Bevilácua acredita que a ação deve ser julgada ainda neste mês. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa Santo Antônio Energia, que informou que o próprio Ministério Público deu um prazo de 15 dias para que a empresa responda aos questionamentos. Neste período a Santo Antônio Energia não vai se pronunciar.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo