Casos de coqueluche aumentam no DF

Publicado em 06/02/2015 - 18:16 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A filha da médica Michelle Lopes teve coqueluche com menos de dois meses de idade. A doença foi transmitida pelo contato da mãe com outras crianças infectadas. Michelle conta que o diagnóstico demorou a sair, e que a bebê chegou a ter uma parada respiratória.

 

Os casos de coqueluche no Distrito Federal aumentaram 144% em 2014 em relação a 2013. No ano passado foram 301 casos, contra 123 no ano anterior. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, quatro crianças com menos de um ano de idade morreram por causa da doença.

 

Enquanto o índice de contaminação no DF aumentou, o número de casos em todo o país caiu 24% no ano passado. A coqueluche possui ciclos e as ocorrências costumam aumentar a cada três anos e depois diminuir.


A doença, que também é conhecida como tosse comprida, é causada por uma bactéria e pode ser evitada por meio da vacina pentavalente, que também protege contra difteria, hepatite B, meningite e tétano. As doses são aplicadas três vezes nos seis primeiros meses de vida.


Os sintomas são parecidos com os de um resfriado, como tosse e febre baixa. A transmissão acontece principalmente por gotas de saliva da tosse, espirro ou fala.

Segundo a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Cristina Segatto, a doença se torna mais grave em crianças pequenas.


Desde novembro do ano passado, a rede pública distribui a vacina contra coqueluche para mulheres grávidas. A dose pode ser aplicada até no máximo 20 dias antes do parto. Profissionais que trabalham em UTIs neonatais e maternidades também podem ser imunizados.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo