Dia D de mobilização contra dengue e chikungunya

Publicado em 07/02/2015 - 07:00 Por Michelle Moreira - Brasília

Está marcada para este sábado em todo o país uma grande mobilização contra a dengue e a febre chikungunya.


O início do período de chuvas acende um alerta para que o governo e a população reforcem as ações para a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue e da febre Chikungunya.


O ministro de saúde, Arthur Chioro, faz uma convocação para o dia D de combate às doenças.


SONORA: É fundamental que os municípios continuem as ações casa a casa....Para que em 15 min ela consiga identificar os criadouros do Aedes e eliminar. 23”


A vigilância sanitária de cada estado será responsável pelas ações que serão desenvolvidas durante o dia.


De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2014 foram registrados 2.258 casos de chikungunya no Brasil. Mais da metade deles foram notificados em Oipoque, no Amapá. Outros casos aparecem em Feira de Santana e Riachão do Jacuípe, na Bahia, no Distrito Federal e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


Já em relação à dengue, os dados apontam queda de 59% nos casos notificados e 40% nas mortes provocadas pela doença no Brasil no ano passado. Foram mais de um milhão de casos em 2013 contra quase 600 mil ocorrências em 2014.


A região Sudeste apresentou maior queda, de 66%. Na segunda posição aparece a região Sul, com uma diminuição de quase 64%. No Norte os casos se mantiveram estáveis, com 49 mil ocorrências.


Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que a população reforce as ações com foco na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegipty. Entre as medidas estão verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; observar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo