Filhote órfão de Peixe-boi pode ser adotado

Publicado em 13/02/2015 - 16:49 Por Michele Moreira - Brasília

O filhote recém-nascido de peixe-boi encontrado no último dia sete em Manicoré, no Amazonas, poderá ser adotado por uma fêmea da espécie que se encontra no Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus.


De acordo com relatos do ribeirinho que encontrou o animal, o filhote pode ter perdido a mãe biológica em um abate de peixes-boi adulto no Lago Matupiri.

Os pesquisadores do Inpa pretendem colocar a espécie junto ao peixe-boi Boo. A fêmea tem histórico de adoção de três filhotes vítimas da caça ilegal.
Boo é a moradora mais antiga do Centro de Mamíferos Aquáticos Uiara, atual Parque Aquático Robin Best do Inpa. Foi levada ao instituto na década de 70 ainda filhote apresentando maus-tratos. Na época pouco se sabia a respeito dos peixes-boi.
Em 1998, com 24 anos, Boo deu à luz ao primeiro bebê peixe-boi da Amazônia gerado e nascido em cativeiro, o “Erê”. Alguns anos depois, realizou uma façanha inédita, adotou dois filhotes órfãos, “Tapajós” e “Manaós”.

Depois de ter criado os filhos adotivos, a mãe “Boo” novamente engravida e em 2004, nasce “Kinja”. Seis anos depois, nasceu “Ayrumã”, o terceiro filho legítimo. Não satisfeita, Boo adota a sua terceira filha, “Erapuã”.

 

O ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Manicoré, levaram o animal para a sede do município.

O resgate para Manaus foi feito de avião pela Ampa, a Associação Amigos do Peixe-boi, que contou com o apoio do chefe da Unidade da Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande do ICMBio, David Araújo.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo