Preso grileiro responsável por 20% do desmatamento da Amazônia

01:20 Geral, Notícias 23/02/2015 - 16h58 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Ibama divulgou nesta segunda-feira a prisão do maior grileiro da região da BR 163. A ação aconteceu no último sábado, em Itaituba, no Pará e faz parte da Operação Castanheira.

 

Deflagrada pelo Ibama, Ministério Público Federal, Receita Federal e Polícia Federal, a operação desarticulou a maior quadrilha de grileiros que operava na região respondendo por 20% de todo o desmatamento da Amazônia.

 

A prisão preventiva de Ezequiel Antônio Castanha foi decretada pela Justiça Federal de Itaituba, atendendo a ação movida pelo Ministério Público do Pará.

 

O grileiro atuava invadindo terras da União, promovendo o desmatamento e comercializando ilegalmente as terras furtadas. Apenas o núcleo familiar do grileiro responde por quase 47 milhões de reais em multas junto ao Ibama, sem contar com os autos de infração em nome dos demais membros da quadrilha.

 

O maior desmatador da Amazônia será julgado pela Justiça Federal e poderá receber pena de mais de 46 anos de prisão pelos diversos crimes cometidos, tais como desmatamento ilegal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, uso de documentos falsos, entre outros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique