Camponesas protestam contra danos causados pelo agronegócio

01:56 Geral, Notícias 09/03/2015 - 14h46 Brasília Embed

Katiana Rabelo

Trabalhadora rurais fizeram um protesto nesta segunda-feira (9) em frente a uma multinacional de agronegócio no município de Luziânia, no entorno do Distrito Federal. De acordo com as organizadoras, cerca de 800 mulheres participaram do ato.

 

Outro grupo de trabalhadoras rurais ocupou, em Goiânia, o pátio da Secretaria de Fazenda do estado de Goiás. Elas pedem a aprovação de um projeto de lei que prevê a destinação de 0,5% do orçamento do estado a políticas públicas para a agricultura familiar. De acordo com o Movimento Popular Camponês, em uma reunião, representantes do governo de Goiás sinalizaram que até esta quarta-feira (11) o projeto vai ser encaminhado para a Assembleia Legislativa do estado.

 

As manifestações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas que acontece até o fim da semana, em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesse domingo, 8 de março. O tema da jornada é Mulheres em Luta pela Soberania Alimentar e contra a Violência e o Agronegócio.

 

Tábata Neves, da coordenação do Movimento Popular Camponês, destaca que as mulheres querem chamar atenção para danos provocados pelo agronegócio.


SONORA


A Jornada Nacional de Lutas organizada por trabalhadoras rurais acontece também em outras partes do país.

No Espírito Santo, mulheres bloquearam trecho na rodovia ES 259. Em Vitória da Conquista, na Bahia e no município de Picos, no Piauí, camponesas marcharam pelas ruas das cidades.

Outras manifestações devem acontecer ao longo da semana.

 

(Atualizada no dia 09/03/2015 às 16h21 para adequação de tempo verbal)

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique